"É então que surges: o teu corpo, que se confunde com o das palavras que te descrevem, hesita numa das entradas do verso. Puxo-te para o átrio da estrofe; digo o teu nome com a voz baixa do medo; e apenas ouço o vento que empurra portas e janelas, sílabas e frases, por entre as imagens inúteis que me separaram de ti."
segunda-feira, novembro 21, 2005
Quedos e mudos
Cãosa-me esta Democracia domesticada.
Se isto vos interessa -porque sempre é mais um, e a soma numa democracia é essencial-, ofereço o meu voto, que, de facto, não vale um rabo canino a abanar, embora me tenham tentado cãovencer de que valia um cão inteiro, com direito a latir e tudo e tudo e tudo.
Cãosa-me que ganhe sempre a maioria. É que ganha sempre a maioria. Raios a partam, que até votava Nike se o modelo estivesse bem desenhado, ou a borracha cheirasse a osso.
Eu não votei em nada disto. Mas isto sou só eu, definitivamente subtraída.
Ofereço-vos também um grande poema, não porque a palavra "cão" surja escrita 30 vezes, mas porque o cão me parece um fabuloso objecto correlativo.
"(...)
cão de gravata pendente,
cão de orelhas engomadas,
de remexido rabo ausente,
cão ululante, cão coruscante,
cão magro, tétrico, maldito,
a desfazer-se num ganido,
a refazer-se num latido,
cão disparado: cão aqui,
cão além, e sempre cão.
Cão marrado, preso a um fio de cheiro,
cão a esburgar o osso
essencial do dia-a-dia
(...)
cão moído de pancada
e condoído do dono,
(...)
cão de olhos que afligem,
cão-problema...
Sai depressa, ó cão, deste poema!"
O Cão é de Alexandre O'Neill. A praça dos desempregados é de F. Botero.
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