quinta-feira, junho 29, 2006

What's in a name?

Apercebi-me, e não faz muito tempo, de que a minha auto-estima é uma coisa importante. E agora sei-o porque o meu compincha disse-me, e não faz muito tempo, a tua auto-estima é uma coisa importante.

Tenho este defeito de só me aperceber das coisas quando alguém me diz as coisas, por muito que já as tivesse percebido, ou por muito que já as soubesse.

É por isso que me repito muito, porque às vezes apercebo-me das coisas que digo, coisas que eu já sei e/ou percebo, mas que não apercebo. Se calhar estes três verbos até querem dizer o mesmo, mas eu não, e o que importa é o que eu quero dizer, mesmo que as palavras me atraiçoem. Como me atraiçoam aqueles que me ferem a auto-estima.

Mas nesse momento, ou em momentos posteriores, quando me apercebo de que me atraiçoaram, de que me feriram a auto-estima, bom, nesses momentos, olho para um urso feio e velho (chamei-lhe Jeremias) que pendurei quase à altura do tecto -foi uma amiga que mo deu, ela foi, faz muitos anos, o urso ficou- e forçosamente levanto a cabeça.

E tudo se me levanta.
Auto-estima incluída.

É por isso que sempre respondo ao meu compincha, o Jeremias é uma coisa importante.

domingo, junho 25, 2006

Meet your Meat

Para quem não se lembra ou não viu os filmes "Matrix", uma das personagens, Mr. Smith, diz a certa altura "I’d like to share with you a revelation, I’ve had during my time here. It came to me when I tried to classify your species that I realized you aren’t actually mammals. Every mammal on this planet instinctively develops a natural equilibrium with its surrounding environment, but you humans do not. You move to an area and you multiply, and multiply until every natural resource is consumed. The only way you can survive is to spread to another area. There is another organism on this planet that follows the same pattern. Do you know what it is? A virus. Human beings are a disease, a cancer of this planet. You are a plague (...)"

Para que percebam a razão deste post, por favor, vejam o vídeo Meet your Meat (windows / Mac) onde o actor Alec Baldwin narra o quão grotesca é a inadaptação humana à natureza.

Somos ao mesmo tempo o mais evoluído e o mais irracional animal à face do planeta que acabaremos por destruir.